Unidade disponibiliza 400 vagas, na segunda quinzena de outubro, para realização de mamografias em pacientes encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Hospital Araújo Jorge, ampliou a oferta de mamografias para pacientes da rede municipal durante este mês, em alusão à campanha Outubro Rosa.
De acordo com a secretaria, 400 vagas para mamografias estão disponíveis na segunda quinzena deste mês. As mamografias serão realizadas no Hospital Araújo Jorge das 7h às 16h e, para a realização dos exames, as pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem apresentar documento de identificação pessoal, cartão SUS e comprovante de endereço.
“Para ter acesso aos exames, que são indicados para mulheres a partir dos 40 anos, basta que a paciente busque uma das unidades básicas de saúde da capital. Na UBS, a paciente será acolhida, passará por consulta médica ou de enfermagem e a mamografia será agendada”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
A campanha Outubro Rosa visa fortalecer a prevenção, conscientização e o diagnóstico precoce do câncer de mama, situação que aumenta em até 90% as chances de cura da doença.
“Todos os anos, nós temos mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Por isso, a campanha Outubro Rosa traz esse alerta, para que as mulheres nas faixas de risco busquem ajuda”, diz a superintendente de Regulação, Avaliação e Controle da SMS, Paula dos Santos Pereira. “Nós alteramos o fluxo para obtenção dos pedidos dos exames, para que as mulheres pudessem agendar as mamografias de forma mais ágil e fácil”, completa a superintendente.
Foto: SMS
Legenda: Hospital Araújo Jorge tem 400 vagas para realização de mamografias na segunda quinzena de outubro. Para agendamento do exame, mulher deve buscar unidade básica de saúde da capital
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia